quarta-feira, 22 de abril de 2009

Atividade à Distância- Unidade 4

Olá colegas,

Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet? O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?

11 comentários:

  1. Simone Godinho

    O computador como meio de acesso á internet, atualmente é uma ferramenta indispensável para ambas as partes, professor e aluno. Para o professor facilita a ampliação dos seu conhecimentos e auxilia nas atividades da prática pedagógica. Para os alunos facilita nas atividades de pesquisa e busca, e amplia os seus conhecimentos sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula, tanto a nível local assim como global.
    Hoje o educador não precisa mais explanar detalhadamente sobre um tema, ele precisa apenas despertar a curiosidade do aluno sobre o tema e indicar os endereços na internet onde o aluno pode pesquisar. O aluno vai colher as informações de várias fontes, adquirindo conhecimentos e formando uma opinião sobre o tema abordado.

    ResponderExcluir
  2. O computador passa a ser uma ferramenta valiosa na construção do conhecimento, podendo ampliar e facilitar a busca de informações através da internet, despertando a curiosidade e a criatividade de seus alunos para que eles possam enxergar o computador como fonte de pesquisa visando o aprendizado dinamico,atrativo e incentivando na busca de novos horizontes.

    ResponderExcluir
  3. Hoje o uso do computador e quase q indispensável, pois tudo q utilizamos e informatizado... no supermercado, nos bancos, nos automoveis, em lojas e outros... entao nos professores temos q ter esse acesso pois precisamos dessa ferramenta para viabilizar e melhorar o processo de ensino aprendizagem pq os nossos alunos estão utilizando-o diretamente no dia-a-dia deles e nós nao podemos ficar parados no tempo, nao devemos ter medo do novo, assim comos os grandes inventores e estudiosos nao tiveram medo de ousar...e conseguiram bons resultados assim tbm devemos fazer, pois a cada dia surgem novos desafios e necessidades!!!

    ResponderExcluir
  4. Lidar com esta nova geração de estudantes requer do educador um olhar diferenciado sobre a modernização da apredezagem, onde exige de nós hábitos e conhecimentos que antes julgavamos como impossíveis de chegar até nós. Hoje com um simples aparelho é possível possuir uma biblioteca virtual em nossas mãos.
    Atualmente recebemos os nossos alunos com uma linguagem totalmente renovada, incluindo nesta termos voltados a nova tecnologia que nos foça a entrar neste mundo buscando caminhos para comprender e interagir junto a esta nova damanda de educandos, que surgem em nossas escolas transformando a figura do professor de detentor do conhecimento para mediador da aprendizagem, tendo a conciência de que este processo tornou-se um momento de trocas e permultas entre os personagens envolvidos.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal!

    Creio que um dos objetivos do computador na educação, é ser um agente transformador.O professor deve assumir o papel de faciltador da construção do conhecimento pelo aluno e não apenas um mero transmissor de informações. Tome cuidado também, para não confundir os alunos com as máquinas. As máquinas são os computadores, não os alunos. Então, precisamos continuar a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção e pela afetividade. Ok.

    Um abraço,
    Éder.

    ResponderExcluir
  6. Através desse curso, pude observar o quanto a tecnologia vem aumentando cada dia,
    E a informática torna-se indispensável na rede de ensino.
    Hoje com o avanço da tecnologia tornou-se muito mais fácil o serviço de secretaria, e com o SIGE então as Escolas Estaduais só tem progredido. Quanto ao computador ele passa a ser uma ferramenta valiosa para professores, alunos e auxiliares administrativo.

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia de informação passou a ser um componente a ser incorporado no processo pedagógico. Ela não substitui o docente, e não dispensa a interação em sala de aula, mas sim, acrescenta mais uma valiosa fonte de informação que torna acessível o conhecimento distante.Está nas mãos do professor a evolução de seu modo de lecionar e adequar-se ao presente, sendo que este se perdurará para o futuro dos seus alunos.
    Ficamos muito, e durante muito tempo,preocupados com o ensinar.
    A nossa tarefa é outra. Nossa tarefa é propiciar ao nosso aluno oportunidades planejadas que favoreçam o desenvolvimento de capacidades, habilidades e atitudes que o transformem num cidadão.
    Esta dimensão, a dimensão política do nosso fazer deve ser resgatada para justificarmos a nossa presença como categoria profissional.
    "Uma vez, um velho rabino disse que os professores começam ensinando o que não sabem, depois de algum tempo ensinam o que já aprenderam, depois de mais algum tempo ensinam o que é importante e só depois de muito tempo percebem que sua tarefa não é a de ensinar mas a de criar condições para que os alunos aprendam".

    ResponderExcluir
  8. A sociedade contemporânea encontra-se fortemente influenciada pela presença da tecnologia. Praticamente todos os campos da ação humana estão envolvidos nas relações humanas, imprimem às comunicações em caráter de interdependência e simultaneidade e levam as pessoas a imergir no mundo virtual.
    Queremos utilizar a tecnologia para ter acesso a qualquer parte do mundo, que nos permita tanto obter informações que possam nos ajudar a adquirir uma melhor compreensão da atualidade.
    O professor preparado para empregar a o computador como uma máquina que transmite informações ao aluno através de programas se questiona sobre qual será o seu papel e o futuro de sua profissão em uma sociedade onde afloram outros espaços de conhecimento e de aprendizagem que se situam fora da escola.
    Os professores preparados para empregar a tecnologia como uma ferramenta para a representação e a construção do conhecimento também levantam questionamentos, uma vez que, além de não conseguirem dominar facilmente os recursos do equipamento, ainda precisam investigar e aprofundar conhecimentos sobre os temas ou questões que surgem no contexto, o que se constitui em desafios para sua pratica.
    A tecnologia deve ser empregada como uma ferramenta do processo educacional para a resolução de problemas ou a implementação de projetos significativos que propiciam a reflexão e a construção de conhecimentos, e favorecem a identificação, a exploração e o desenvolvimento do potencial intelectual.

    ResponderExcluir
  9. A partir do momento que aderimos a Inclusão Digital passamos a interagir com o mundo em tempo real. Podemos resolver problemas, fazer pesquisas, pagamentos e outros de onde estivermos. Nós, como educadores, devemos utilizar esses recursos como aliados na Prática Pedagógica melhorando a qualidade das aulas e despertando mais interesse nos alunos. Assim contribuiremos com a diminuição da taxa de Evasão Escolar e ao mesmo tempo proporcionaremos aos nossos alunos ou há alguns deles oportunidade de estar em contato com as Novas Tecnologias.

    ResponderExcluir
  10. Sou Eliana,

    È como disse anteriormente: a criatividade e as relações mudam com o uso das novas tecnologias.A linguagem fica mais moderna,acompanha os nossos jovens.A escola vira um espaço onde se vai por que se gosta.O problema maior será adaptar o professor a essa nova tendência.Esse é o desafio.
    Eliana Abreu

    ResponderExcluir
  11. Entendemos que a relação professor e aluno é de suma importância para o precesso de ensino-aprendizagem. Houve um tempo onde professor era o que sabia e aluno o que aprendia. hoje compreendemos que o processo não acontece somento do professor para o aluno, visto que o professor aprende com suas experiências em contato com os alunos.
    A educação como qualquer outro seguimento sempre sofreu e sofre as transformações decorrentes das mudanças no meio.
    Com o recurso das tecnológias a relação entre professor e alunose torna mais facil, a partir do momento em que as utilizamos como ferramentas de auxilio.
    Hoje temos ferramentas que nos da total auxilio em nossas aula. tudo fica mais facil com essa ferramenta, a aula fica mais criativa, mais motivante.
    Podemos concluir que se bem utilizado temos uma otima ferramenta de auxilio em nosso trabalho e também em nossa vida profissional.

    ResponderExcluir