quarta-feira, 22 de abril de 2009

Atividade à Distância - unidade 1
Após assistir ao vídeo "Do sonho aos ares" reflita sobre as seguintes questões:
- Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular? Essa evolução afeta nossas vidas? alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet? Para qual motivo?
Explore e responda essas perguntas escrevendo sobre você, o que mais gosta, sua vida e atividades que desenvolve , buscando resgatar seus momentos de relacionamento com algum tipo de tecnologia e com computadores.

13 comentários:

  1. Meu nome é Abigail, sou como todo ser humano tenho defeitos e virtudes. Luto pela vida e é na luta que acho um meio para atingir a vitoria. Amo a liberdade por isso as vezes sou alheia, mas sempre tenho um objetivo a atingir. Vejo nos erros uma fonte de aperfeiçoamento; pois; quando acham que me derrotaram, eu me sinto vitoriosa. O meu lema é “Eu nunca perco eu sempre ganho.”
    Atualmente estou como coordenadora do turno matutino no Colégio Estadual Desembargador Dilermando Meireles – CEDDIM turno que esta com 440 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Coordeno um grupo de 17 professores. A minha função é organizar, fazer atendimento a pais e alunos, dar sustentação pedagógica para os professores, promover a redistribuição de responsabilidades e criar um ambiente propicio no processo social da escola.
    Depois que passei a usar a tecnologia e o computador eles viraram parte de minha rotina. Como em qualquer outra relação que se prolongue, acabei criando laços de intimidade com eles. Eu me sinto, tão ligada ao meu instrumento de trabalho que chego a conversar, brigar, fazer carinho e até a agradecer quando tudo sai conforme eu quero. O uso diário da tecnologia e do computador seja para estudar, trabalhar ou me divertir, leva-me a criar maneira de sentir que eles são meus. É comum colocarmos coisas pessoais como foto, bibelôs, adesivos isso ocorre para sentimos a vontade com o computador e me faz sentir mais livre para conhecê-lo, explorá-lo e manuceá-lo. Li essa frase em um site e considero verdade “O computador é uma série de descobertas tecnológicas reunidas.”

    ResponderExcluir
  2. Sou secretária do Colégio Estadual Desembargador Dilermando Meireles,meu objetivo é cada vez mais aperfeiçoar em minha àrea, para melhor desenvolver meu trabalho.Adoro o que faço,gosto de organizar todos os documentos de secretaria,em especial o SIGE, que atualmente é a alma de uma secretaria, com ele atualizado todo serviço de secretaria está informatizado, basta imprimir os relatórios e documentações dos alunos para arquivar e pronto.
    Com internet na escola ficou bem mais fácil trabalhar com o SIGE, pois todas as atualizações são feitas pela internet, não nessecitando vir toda semana na sub, procurar os suportes, fazemos tudo pela escola.
    Com esse exemplo dá pra ver como a tecnologia faz parte de nosso cotidiano, não dá mais pra viver sem eles,(tecnologia e computador).

    ResponderExcluir
  3. Meu nome e Iolanda sou muito hiperativa, persistente e curiosa, gosto de aprender, e passar adiante o que aprendo gosto do que é bom e me divirto com isso, gosto de trabalhar e viver com intensidade cada momento, gosto sempre de estar entre amigos que tenham bom papo, amo minha família e procuro sempre estar ao lado de todos; acredito que é dando que se recebe, e eu graças a Deus, recebo e muito, pois tenho preciosos amigos e se hoje estou onde estou de muito a eles com isso me acho uma pessoa privilegiada, pois tenho uma vida preciosa que me foi dada por Deus. Meu relacionamento com o computador é muito conturbado, ele é muito difícil de relacionar, mas é preciso porque hoje em dia sem ele é quase impossível. Mas eu chego lá, pois sou teimosa e persistente.
    Acredito que a evolução tecnológica e a informática são importantes, por vários motivos: um deles é porque o homem não poderia viver sem tecnologia, que nos afeta porque em nosso dia-a-dia é preciso e importante estar bem informados, a informática modificou não só minha vida, mas também de toda uma geração, nos estamos em busca de conhecimentos e não há melhor veiculo de conhecimento que a informática, ou melhor, crescimento e melhoramento do trabalho e no pessoal também. Eu sempre tive curiosidade de aprender e quando tive oportunidade, entrei e fui sempre tenho necessidade de acessar a internet faz parte do meu trabalho, e é necessário sempre para tudo, inclusive nas pesquisas escolares.

    ResponderExcluir
  4. Ola, meu nome é Renatta Suse, sou professora graduada em de Educação Física, trabalho no Colégio Josué Meireles, e no momento também estou trabalhando como dinamizadora, e não pretendo parar.Gosto muita da área da informatica e estou gostando muito de conhecer um pouco mais. Sempre aprendi so o basico, o que me era necessario e quando é preciso algo diferente la vai eu tentar aprender.Acredito no ser humano e sei que posso fazer a difereça para as pessoas em meu ambiente de trabalho. Busco cada vez mais estar proxima do grande misterio que é Deus, e a Ele que entrego tudo.

    Agora vamos ao que interessa. rssss

    No vídeo podemos observar a força de um sonho quando não desistimos de lutar. Voar para aquele homem era o objetivo, e esse sonho foi concretizado com muito esforço. E o sonho não para por ai, por esta realização de uma única pessoa o mundo todo passou e passa por grandes transformações. Mundos foram ligados, distâncias foram encurtadas, o oceano tão imenso, não parece tão grande assim.
    E Podemos sim fazer um elo entre a evolução do transporte aéreo e a área da informática. Ambos fizeram e fazem a diferença na vida das pessoas. Hoje é ate difícil imaginar como foi possível viver sem os meios de transporte atuais e a internet.
    A evolução acompanha o homem desde os primórdios e com a informática não seria diferente. Há sempre algo novo a ser descoberto, e com esse meio de comunicação tudo fica mais fácil.
    Em nossa área profissional lidar com a informática é de suma importância, não se ligar a internet, é como estar desconectado ao mundo. Como profissionais da área educacional precisamos estar sempre atentos as novidades no mundo tecnológico, pois lidamos com o humano, e este esta em constante descoberta e vivendo suas transformações, e para tanto precisamos estar atentos para não cairmos no comodismo e nos desligarmos do mundo.
    Viver sem internet nos dias atuais é quase impossível, praticamente tudo que fazemos hoje pode ser feito via internet. Essa evolução contribui sim com nossa vida profissional e pessoal, mas também têm suas desvantagens a partir do momento que começamos a usar de forma contraria as normas éticas de nossa sociedade.
    Prof. Renatta Suse

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Conceição, creio em Deus, gosto da vida, amo minha família, meus amigos e minha profissão. Sou idealista. Gosto de ler, boa música, passear e ver bons filmes. Sou boa ouvinte e respeito a individualidade de cada um. Sou Professora e atualmente exerço o cargo de direção no C.E Desembargador Dilermando Meireles.

    Vivemos num mundo cibernético, e precisamos urgentemente estar sempre nos informando, se quisermos nos comunicar, interagir uns com os outros e principalmente nós, pais e educadores, que precisamos estar atentos a que nossos jovens estão vivenciando no mundo da informática.

    Profissionalmente a tecnologia tem me ajudado bastante, na área de estudo e pesquisa, facilitando bastante o meu trabalho. Não fico um dia sem acessar a internet, sempre necessito de alguma informação lendo o noticiário, e-mails, livros, etc.

    ResponderExcluir
  6. Desde os primordios da humanidade o homen sentiu necessidade de criar algo pra melhorar sua vida e aumentar sua produção para isso foi necessraio avanços tecnologicos que mudou o comportamento diante da sociedade, melhorando suas praticas como , caçar, pescar, plantar... Assim a informatica muda o comportamento das pessoas, pq e quase indispensavel em nossas vidas, tanto para nos divertir como trabalhar, estudar e fazer negocios. A informatica e uma ferramenta muito importante, facilita e agiliza o nosso dia-a-dia. Os avanços tecnologicos acontece todos os dias, na medida q surge as necessidades.

    ResponderExcluir
  7. Loreana...
    Essa história relaciona o desenvolver do ser humano no mundo, pois nossas necessidades são crescentes.
    Começamos do básico para chegarmos as criações tecnológicas importantes, assim a evolução humana torna-se notória.
    Na criação do avião ninguém podia imaginar que viria várias necessidades de evolução do mesmo. Se não fosse o computador, como seria esse meio de transporte lá no alto? Como seriam as comunicações entre pilotos e controladores? Com a evolucão da computação é como se aviões fossem guiado por um piloto no alto em outro em terra.
    Obviamente somos cercados por esta evolução,portanto ela nos afeta diretamente. Se nao fosse a informática como trabalhariamos hoje? Precisamos renovar, crescer, e pesquisar sempre,com isso a internet vem como uma importante ferramenta.Mesmo assim temos que ter cuidado, pois ao mesmo tempo que nos auxilia pode vir a ser uma ferramenta prejudicial, dessa forma precisamos nos policiar em não deixar dados pessoais e não abrir e-mails sem que conheçamos quem nos enviou.
    Sem dúvida esse meio de comunicação veio para nos auxiliar tanto na parte profissional quanto pessoal.

    ResponderExcluir
  8. Cida...
    No geral percebemos que tudo nasce de um sonho,às vezes desacreditado, como era o de Santos Dumont,mas com persistência ele conseguiu. Com a informática não é diferente, basta acreditar no nosso potêncial e não desistir de voar.
    Muitas vezes quando nos deparamos com alguma dificuldade ao operar o micro logo desistimos e ficamos estagnados,parados enquanto a informática evolui, avança. Ela está em tudo:nos bancos, na escola, em nossa casa, no trabalho...Quando não dominamos a máquina nos sentimos alheios, em desvantagem, mas com o conhecimento podemos reverter esse quadro e nos colocarmos numa situação de domínio o que valoriza o nosso superego, nos dá satisfação pessoal e nos proporciona crescimento profissional.
    Hoje precisamos da informática até para enviar um currículo, sem mencionar uma infinidade de necessidades que podem ser resolvidas apenas com um click: consultar o extrato bancário, ajudar o filho numa pesquisa escolar, saber o resultado de um concurso, buscar apoio pedagógico ou elaborar uma prova, procurar uma receita culinária entre ountros.Enfim precisamos ter a informática como uma poderosa aliada no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu nome é Ruty, sou professora e dinamizadora do colégio estadual Dona Torinha.Aprender é crescer, evoluir enxergar novos horizontes,precisamos ver a evolução tecnológica como uma ferramenta a nosso favor, para nos auxiliar na construção do conhecimento, juntamente com nossos alunos temos que inovar, criar, aprimorar para estarmos sempre em contato com o saber e nada melhor que o computador para tornar nossas aulas atrativas e dinamicas saciando o desejo de nossos alunos de conviver e conhecer o novo, novos rumos e horizontes em busca de um só objetivo, o conhecimento.
    Ruty Cândida de Souza

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal!

    É verdade, não é possível isolar-se da evolução tecnológica. Santos Dumont construiu o 14 bis, porém, hoje viajamos em boeings. Vejam só, quero apenas citar esses exemplos: a alguns anos cartas eram escritas em papéis e colocadas no correio.Hoje temos: e-mail, msn, orkut, vídeocâmera, etc. Tudo possível via computador, sem falar nas pesquisas sobre qualquer assunto. Basta digitar que em alguns segundos você terá uma infinidade de fontes sobre o que está buscando. Ah! Lembrei também! você pode fazer suas compras via internet. Até mesmo as compras do supermercado. Não é incrível.Pois é pessoal,a era tecnológica começou com um 14 bis, hoje viajamos em boings na evolução tecnológica e na era digital. Nem todos podem viajar de boeings, todavia todos que quiserem podem viajar no boeing da evolução tecnológica e assim trazer uma nova dinâmica e atratividade para si próprio e para o ensino em nossas escolas.

    Um abraço

    Éder.

    ResponderExcluir
  11. Dos primordios á atualidade são visíveis as grandes evoluções tecnológicas que ocorreram nessas décadas, estas estão nitidamente presente no ambiente escolar onde foi possível sair da era da palmatória e chegar a era da informatização, vinculada a tão comemorada globalização, um exemplo claro desta situação é que a tempos atrás qualquer pesquisa era realizada de forma muito trabalhosa exirgindo de nós uma grande demanda de tempo, para adquirir um trabalho de qualidade. Com o passar dos anos foi surgindo a necessidade de se aprimorar as fontes de pesquisa e de comunicação, pois o mundo já não era o mesmo o ser humano já não fazia parte apenas do local onde vivia, independente da nossa vontade passamos a fazer parte de uma rede mundial, através da informática tornou-se possível "ter o mundo em nossas mãos" com as informações mais recentes possibilitando uma formação e qualificação profissional mais enriquecedora tornado o ser humano um cidadão mais dinâmico e conhecedor não apenas de sua realidade mas sim da realidade mundial a qual faz parte.

    ResponderExcluir
  12. Oi!!!
    Sou professora na Escola Desembargador Dilermando Meireles.Ainda me lembro quando usei a primeira vez o computador, meu irmão comprou um. Foi um dia formidável e que não esqueço! a partir desse momento passei a utilizar o computador diariamente, sempre fui muito curiosa, e descobrir bastante coisas sozinha, posteriormente, fiz alguns cursos de WORD,EXCELL, e etc, passava horas em frente ao computador, entrava nos bate papos, fazia cartões personalizados, mas com o tempo e a correria do dia a dia, comecei a utiliza-ló menos, principalmente depois que virei professora, não sobra muito tempo, mas mesmo assim,todas a noites depois do trabalho continuo fazendo minhas pesquisas. Agora o utilizo como instrumento de trabalho e em alguns momentos de interação com amigos.Hoje já não consigo viver sem essa tecnologia em minha vida! Nem imagino como seria minha vida sem a facilidade que a tecnologia nos oferece.Tento acompanhar sempre o “mundo digital” que vivemos . Como professora também tenho esse dever. Até porque, para se ser um “bom professor” também não podemos ficar aquém da “geração.com”. Temos que saber dar resposta a esta nova geração e adotar a tecnologia também como um recurso de ensino altamente estimulante para os jovens.
    Até breve!
    Gislene M Maciel

    ResponderExcluir
  13. Me chamo Eliana e tenho 34 anos. a primeira vez que tive contato com computadores foi na faculdade, em 97.Peguei uma matéria de tecnologia e conheci o POWER POINT. De lá para cá aprendi um pouco mais. Só um pouco.acho a tecnologia fundamental para duas coisas na educação atual : criatividade e relacionamento. Não dá para ficar atrás nesse novos tempos. estou super empolgada!!!

    ResponderExcluir